Artigos

Manual CEECEC

O manual citado é um projeto financiado pelo Programa de Ciência para Sociedade da Comissão Européia, no período abril/2008 – setembro/2010, sobre os auspícios do sétimo programa estrutural (FP7). Seus objetivos são: prover capacidades a organizações da sociedade civil para nela participar e conduzir pesquisa de economia ecológica em temas de sustentabilidade visando benefícios a suas metas organizacionais, enquanto ao mesmo tempo enriquecendo a pesquisa econômica ecológica com o melhor do conhecimento disponível.

Por: REBRAF

Apresentação do Relatório Final sobre o DRP - Diagnóstico Rápido Participativo das Comunidades de São Lourenço e Baixada de Salinas, no entorno do Parque Estadual dos Três Picos

Este documento apresenta o relatório final do DRP - Diagnóstico rápido participativo na região de São Lourenço e da Baixada de Salinas no entorno do Parque Estadual dos Três Picos, realizado como componente das atividades executadas no âmbito do Projeto "PROTEÇÃO e RESTAURAÇÃO da ÁREA do ENTORNO do PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS". O trabalho em questão procurou confrontar a população local com a sua realidade e o contexto social que a cerca, visando iniciar um processo de conscientização sobre os diversos problemas que a afligem, bem como identificar as soluções indicadas pela própria comunidade.

Para ver o documento na íntegra, clique no título acima.

Por: Rebraf

Informações técnicas para apoiar a restauração de APPs na área de atuação do Projeto Rebraf/CEPF

Apresentamos na forma de Mini-manual, informações técnicas para apoiar a restauração de APPs na área de atuação do Projeto Rebraf/CEPF (Parque Estadual de Três-Picos e seu entorno) na Região Serrana, Estado do Rio de Janeiro. O documento foi elaborado pelo assessor técnico Jean Dubois, para servir como componente do relatório final / Projeto CEPF/ Julho de 2006.

Faça aqui o download do documento: Mini-manual agroflorestal

Por: Rebraf

Estudos e Levantamento da Avifauna na Bacia do Rio São Lourenço e região do Parque Estadual dos Três Picos – Nova Friburgo, RJ

Apresenta-se para download o Relatório técnico - “Estudos e Levantamento da Avifauna na Bacia do Rio São Lourenço e região do Parque Estadual dos Três Picos – Nova Friburgo, RJ" realizado pelos pesquisadores Cecília Bueno e Roberto Antonelli Fo. por parte da REBRAF, com o objetivo de avaliar o grau de conservação da biodiversidade e contribuir na identificação de espécies bioindicadoras, raras e ameaçadas de extinção. Além de apresentar um panorama atual da biodiversidade da região, é um estudo relevante para as análises sobre qualidade ambiental, implantação e monitoramento de corredores ecológicos.

Veja o relatório completo, clicando no título acima.

Por: Rebraf

Monoculturas - modelo predatório e modelos sustentáveis na Mata Atlântica

No dia 22 de maio de 2006, Jean Dubois, assessor técnico sênior da REBRAF, participou do Encontro Anual da RMA - Rede de ONGs da Mata Atlântica e proferiu uma palestra sobre o tema "Monoculturas - modelo predatório e modelos sustentáveis na Mata Atlântica", onde ele afirma que "Não sou a favor de monocultivos. Qualquer monocultura em larga escala traz riscos de prejuízos ambientais. As monoculturas são muito mais facilmente atacadas por insetos quando comparadas a consórcios biodiversificados de espécies vegetais."

Por outro lado, sistemas produtivos com alto grau de biodiversidade interna têm uma capacidade de "auto-regulação", a qual explica - entre outros efeitos vantajosos - os baixos níveis ali encontrados de ataques de insetos sobre seus componentes vegetais. Uma adequada biodiversidade interna do agroecossistema faz com que as pragas não cheguem aos altos níveis de dano observados em monoculturas.

Veja o texto completo deste artigo, clique no título acima.
Por: Rebraf
Busca
 
Veja Mais
......................
......................
......................
......................
......................
......................
......................
......................
......................
......................
......................